Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Coração Fortalecido  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 31:24

O texto do Salmo 31 descreve os detalhes do que é a vida de uma pessoa, quando se vê cercada por armadilhas, injustiças, traições e desonestidades. A descrição é vívida, inclusive por focalizar os estragos que uma vida assim causa na alma e no corpo da gente. O salmo, entretanto, termina com uma proposta que, vista com os olhos deste século, é muito parecida com uma prescrição cardiovascular: “Esforçai-vos e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor” (Salmos 31:24).

Porque a Bíblia nos vê como uma entidade complexa de corpo e alma, o que quer que aconteça com uma dimensão, automaticamente modifica a outra. Por essa razão, a escritura informa-nos com textos como “o coração alegre aformoseia o rosto” sugerindo a estrita relação entre cardiologia e estética física. Mesmo sabendo que a palavra “coração” pode admitir vários significados, o contexto bíblico, nos permite também usar o termo como o motor da vida orgânica, como o distribuidor da energia vital.

Assim, ao dizer “esforçai-vos... vós todos os que esperais no Senhor”, o Salmista pode estar dizendo que o Senhor “fortalecerá... o coração”, como conseqüência de nos exercitarmos – física e espiritualmente – naquelas práticas de fé ensinadas pelas Escrituras. Estes exercícios “(esforçai-vos”), quando praticado continuamente, produzem saúde cardíaca e, conseqüentemente, equilíbrio pessoal, não importa quão desequilibrado o ambiente em que vivamos.