Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Bom Jugo de Cristo  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

A figura do “jugo” era conhecida pelos ouvintes de Jesus. Por isso, fez sentido para eles o desafio que lhes foi dado pelo Mestre: “Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração - e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (Mateus 11:29-30).

Jugo é a cangalha colocada sobre o boi, quando vai puxando o seu carro. Usando conscientemente o jugo, o lavrador consegue orientar o comportamento do animal no preparo da plantação, seja no revolver da terra, na semeadura, no colheita, no transporte em todas as fases. Sem as instruções do jugo, o boi caminha desorientadamente, seguindo puramente seus instintos ou necessidades. Sem a orientação do lavrador, através da disciplina do jugo, o boi se transforma em problema complicador para os objetivos do dono da lavoura.

Somos servos de Cristo, trabalhadores em Sua lavoura. Assumindo o jugo de Jesus, nossas atividades desempenham os projetos do Seu Reino. Neste caso, descobrimos que trabalhar para Cristo nunca nos parece uma obra pesada e cansativa. Quando levamos a sério o Seu “aprendei de Mim”, nosso testemunho se torna produtivo e encontramos “descanso para nossas almas”. Sempre faz sentido nos submetermos ao bom jugo de Cristo.