Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Os Outros Como Superiores  |  Pr. Olavo Feijó

Filipenses 2:3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Para a comunidade cristã funcionar bem, é preciso não subestimar os irmãos. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2:3).

Quando achamos que alguém é inferior a nós, nossa tendência natural é não nos esforçarmos para lhe dar nosso melhor. Chegamos, até, a procurar uma base bíblica, para nossa superioridade – “não atirem suas pérolas aos porcos” – ignorando que Jesus usou esta recomendação em um outro contexto... (Mateus 7:6).

O que Paulo quis nos dizer, com sua recomendação? Considerar os outros superiores é consequência de não ter ambição egoísta, que usa os outros para o seu próprio benefício. Além disso, considerar os outros superiores é despojar-se da vaidade. Porque quando realmente acreditamos que somos os melhores, os mais bonitos e os mais capazes, é porque perdemos nossa visão de perspectiva. Considerar os outros “superiores a si mesmo”, neste contexto, é ter uma postura de realismo, uma atitude de dependência mútua. A conclusão é óbvia – quando todos procuram honrar o próximo, o que se instala é o bom sendo, a cooperação, o amor mútuo. Experimentemos o conselho do apóstolo: o que ele escreve sempre dá certo.