Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Valor do Exercício Físico  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:8 - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

As instruções que Paulo deu ao jovem ministro Timóteo, aínda hoje são válidas. Não somente para ministros, mas também para todos os crentes. O cristão, disse o Apóstolo, deve exercitar acima de tudo, a piedade cristã. Entretanto, não deve negligenciar o cuidado com o próprio corpo, mesmo sabendo que "o exercício físico tem um valor delimitado" ( I Timóteo 4:8 )

A tradução tradicional, que diz "o exercício físico para pouco é proveitoso" tem levado muitos ministros e muitos crentes a negligenciar o próprio corpo. Em contraposição direta a um outro ensino de Paulo, que define o corpo humano como "o templo do Espírito Santo" ( I Coríntios 6:19 )

Na realidade, a fisiologia e a neurociência comtemporânea vêm confirmando o ensino paulino. Exercícios físicos combatem o estresse, estimulam a circulção sanguínea, o coração e contribuem para a regeneração dos neurônios. E, consequentemente, ajudam a manter saudável e limpo o "templo do Espírito Santo", que é o nosso corpo. É verdade, o exercício físico tem um valor bem delimitado, praticá-lo, porém, garante nossa saúde integral.