Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A Medalha Mais Valiosa  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 9:25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

Ao comentar sua interpretação dos compromissos da nossa vida de testemunho cristão, Paulo a compara com os rigores de uma corrida atlética. “Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro – uma coisa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre” (I Coríntios 9:25).

A carreira cristã, diz Paulo, não é um passeio turístico. Ser cristão, neste mundo, exige uma postura consciente, sem idealismo ingênuo. Como acontece no atletismo, o viver cristão tem começo, meio e fim. Aquele que se inscreve em uma maratona sabe que seu esforço é grande, de longo prazo.

O apóstolo, também, enfatiza a exigência do treinamento inteligente e dedicado. Como o atleta, o cristão “aguenta exercícios duros”. Por isso, a vida cristã deve se desenvolver praticando ginástica espiritual. A carreira do discípulo de Jesus não se reduz a uma arrancada de uma centena de metros. E com qual motivação? Paulo responde: “porque nós queremos receber uma coroa que dura para sempre”.