Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Perseverança de Jó  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

Como foi a “perseverança de Jó”? Eis a compreensão sugerida por Tiago: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e de misericórdia” (Tiago 5:11).

A nossa perseverança espiritual não depende de nós humanos. Não depende da qualidade superior de nossa fé. Tiago relaciona a “perseverança”, seja de Jó ou de nós, com a “compaixão e a misericórdia” de Deus.

À semelhança de Jó, vivemos circunstâncias positivas e negativas. À semelhança de Jó, sofremos o impacto da maldade dos seres que convivem conosco. À semelhança de Jó, temos honestas dificuldades, quando tentamos entender os sofrimentos que nos sobrevêm. Todavia, a grande conclusão de Tiago nos ajuda a encarar a essência da perseverança cristã: o que, de fato, nos permite sobreviver as injustiças e os sofrimentos da vida é o Senhor nosso Deus. Nossa perseverança em viver em comunhão com o Senhor é um dom da Sua compaixão e misericórdia, às quais nos submetemos.