Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Sejam Misericordiosos  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 6:36 - Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Ao nos anunciar o Deus de amor, Jesus nos propõe a mais revolucionária e transformadora forma de conduta: “Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso” (Lucas 6:36).

Os deuses das religiões pelos homens nunca foram misericordiosos. Pelo contrário, os deuses pagãos sempre foram - e continuam a ser – cruéis e amedrontadores. É de se imaginar, então, o impacto da pregação de Jesus, mandando Seus discípulos amar e ajudar os próprios inimigos! “Por que?” – perguntaram os ouvintes. “Porque o Deus de vocês é como um bom Pai, que sempre tem boa vontade para com seus filhos, mesmo quando são desobedientes...”

Para alguns discípulos do Cristo, o “ser misericordioso” soa como um absurdo. “Gente que faz o mal não merece bondade – no mínimo, merece castigo!” – esta postura, que soa como justiça e ética, o coração humano acrescenta ódio, rejeição, vingança e justiça pelas próprias mãos. Para os “super-crentes”, que se escondem por detrás do “quem erra tem que ser punido”, o mandamento de Jesus é escandaloso. E, pior que isso, é “o caminho aberto para a impunidade”. Só que mandamento do Cristo é coisa para valer. Queremos as bênçãos do Pai? O jeito é obedecer o conselho do Filho...