Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Um Ao Outro  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 41:6 - Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.

Parte da missão de profetas, como Isaías, era a de denunciar as injustiças do povo hebreu. Uma outra parte, certamente a mais importante, era de proclamar as poderosas soluções divinas para o caos que nosso pecado vem gerando, desde o princípio das coisas. É neste segmento que lemos à predição profética da vida sob o total senhorio de Deus: “Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse – Esforça-te” (Isaías 41:6).

Nosso tempo despreza a cooperação e enfatiza a competição. A ideia de ser melhor deixou de focalizar a ética do trabalho, para valorizar o campeão, aquele que conseguiu, por conta própria, derrotar todos os outros participantes. Cantar em um coro já não atrai tanta gente porque, sua função é criar um conjunto harmonioso sem ênfases individualistas. Hoje, só batemos palma para solistas.

A comunidade da fé cristã foi criada por Jesus para a prática da fraternidade. Paulo comparou a igreja de Cristo com o “corpo” biológico, no qual o todo depende de cada uma das partes. E, porque cada órgão em particular exerce uma função específica, necessária para o bom funcionamento do conjunto do organismo, todos os componentes são necessários e importantes. Por isso, na comunidade de Cristo, o natural é “um ao outro ajudar e, ainda por cima, motivar”.