Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Raiz Saudável, Frutos Nutritivos  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 11:16 - E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

Paulo afirma que a ação restaurador da graça divina se aplica não nos efeitos, como o comportamento e a língua, mas nas causas interiores, como o coração e as motivações internas. “Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão” (Romanos 11:16).

Institucionalismo é o exagero descontrolado e inadequado da instituição. A instituição é boa: o institucionalismo é ruim, porque desfigura e desestrutura os objetivos bons da instituição. Por esta razão, o movimento de Jesus foi combatido e odiado pelo institucionalismo religioso do judaísmo. Os defensores da superestrutura religiosa, exatamente porque sua ações asfixiam a capilaridade das intenções espirituais, combatem o autoexame e crítico dos seguidores e dos seus líderes. Todas as vezes que os sacerdotes da arteriosclerose espiritual permitem a limpeza da gordura religiosa das instituições, surgem o reconhecimento do pecado, o arrependimento dos abusos permitidos, a humilde busca da santificação da vida religiosa.

Por que damos mais ênfase às liturgias repetitivas, que seguimos automaticamente? Porque o automatismo impede a consciência das intenções de caráter espiritual. O automatismo, por sua incontáveis repetições de fórmulas e frases, à guisa de mantras, embota o significado racional e consciente do relacionamento com Deus. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda muito bem o teu coração, porque dele procedem as motivações e decisões da vida” (Provérbios 4:23). Coração saudável é raiz saudável. Raiz espiritualmente saudável, frutos saudáveis e nutritivos.