Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Fraude e Roubos Serão Punidos  |  Pr. Olavo Feijó

Naum 3:1 - ¶ Ai da cidade ensangüentada! Ela está toda cheia de mentiras e de rapina; não se aparta dela o roubo.

O povo assírio era temido por causa da sua extrema crueldade, controlada a partir da capital Nínive. A mensagem de Deus através do profeta Naum anuncia a punição e a queda do seu império: “Ai da cidade sanguinária, repleta de fraudes, cheia de roubos, sempre fazendo as suas vítimas” (Naum 3:11).

A mentira, a corrupção e as fraudes sempre aconteceram entre os seres humanos e suas civilizações. Acreditar que a corrupção e os crimes são coisas novas revela grande ignorância dos povos e costumes do passado. Por outro lado, a postura de Deus, diante da injustiça sempre foi coerente: no fim das contas, a soberania do Senhor deve prevalecer. A mensagem de todos os escritores da Bíblia é comum: o mal, apesar do seu poder de destruição, sempre tem encontrado punição e correção, no tempo certo de Deus.

Naum deve nos instruir e inspirar, quando nosso povo se vê escravizado pela corrupção, pelos roubos e pilhagens dos governantes e seus asseclas. Deixar de perseverar na oração pelo povo e pelas autoridades é não crer na história da providência divina. Ignorar a corrupção revela insensibilidade social. Deixar de orar pela nação revela imaturidade espiritual.