Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Roda Dos Zombadores  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 1:1 - ¶ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

O salmista apresentou algumas características da pessoa que não tem prazer em diminuir e menosprezar o próximo. Feliz é aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores” (Salmo 1:1).

Por alguma razão que ainda não foi adequadamente diagnosticada, crianças e adolescentes, em grande número, têm prazer em zombar dos outros. Como a língua portuguesa está sendo desprezada pelo mundo internauta, zombaria está sendo conhecida por “bullying”. A prática da zombaria, por causa dos estragos emocionais que causa, já pode ser alvo de processo jurídico. Mesmo processado o infrator, porém, a cosa infeliz que não se apaga são as cicatrizes causadas à história de vida dos zombados e abusados...

Uma grande pergunta deve ser feita: por qual razão pessoas adultas, supostamente amadurecidas, praticam a zombaria? Por que o salmista deplora o que “se assenta na roda dos zombadores”? Tiago lamenta: “Assim, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade... que contamina a pessoa por inteiro e incendeia todo o curso de sua vida...” (Tiago 3:6). Feliz é o cristão que, no testemunho do Evangelho de Jesus, demonstra maturidade espiritual e não usa “linguagem indecente no falar” (Colossenses 3:8).