Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ministros De Mãos Limpas  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 12:4 - Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.

Durante todo o período dos juízes, não houve líder que se comparasse a Samuel. Após ungir o primeiro rei de Israel, despediu-se do povo e fez questão de perguntar, publicamente, se alguém por acaso teve notícia de alguma desonestidade da sua parte. Ao que o povo respondeu: “Tu não nos exploraste nem nos oprimiste. Tu não tiraste coisa alguma das mãos de ninguém” (I Samuel 12:4).

Samuel foi um gigante, em matéria de liderança espiritual e política do povo de Israel. Numa época em que governantes e donos de terra exploravam seus súditos e seus funcionários, justificando seus atos pela autoridade que receberam da divindade, Samuel aprece como um fenômeno incompreensivelmente diferente, por nunca ter explorado o povo, seja nos seus bens, seja na sua dignidade e liberalidade. Infelizmente, poucos líderes, dentro ou fora da história bíblica, seguiram o exemplo de Samuel.

É irrelevante salientar que, no estabelecimento da igreja do Cristo, o critério bíblico com relação a lisura dos seus líderes espirituais segue o padrão vivido por Samuel. Seja no livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo, de Pedro, de Tiago, de João, aos Hebreus e de Judas. Oremos pelos ministros cristãos contemporâneos, que sejam, como Samuel, líderes de ficha limpa.