Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Mulheres o Serviam  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 8:3 - E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

Há coisas, na biografia de Jesus, que nos surpreendem. Uma delas é o papel que o gênero feminino desempenhou no seu ministério: “essas mulheres ajudavam a sustentá-lo com os seus bens” (Lucas 8:3). A longa lista incluía Joana, Susana e, a mais famosa, Maria Madalena.

A biografia da maioria dos líderes religiosos somente registra o papel do gênero masculino. Este fato não é estranho a um número considerável de ministros religiosos contemporâneos, que nunca admitem depender da ajuda feminina.

O ministério de Jesus, entretanto, demonstrou seu caráter inclusivo, já a partir da sua genealogia, onde constam cinco mulheres, incluindo uma meretriz e uma estrangeira. A qualidade inclusiva da missão redentora de Jesus abrange, além das mulheres, as crianças, os estrangeiros, os humilhados, os injustiçados, os pobres, os ignorantes os ricos, os poderosos, os eroditos. Se queremos, de fato, seguir a Cristo, nossa visão de ministério deve incluir todo o gênero humano, indistintamente. Aquela que recebeu o amor e a restauração do Cristo aprende a receber as pessoas, sem julgamento. Da mesma maneira como foi recebido.