Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Mefibosete, O Amigo Aleijado  |  Pr. Olavo Feijó

2 Samuel 9:13 - Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.

Lida assim, fora do contexto histórico, a decisão de Davi, quanto a Mefibosete pode parecer meio gratuita. “Então, Mefibosete que era aleijado dos pé, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei” (II Samuel 9:13).

O avô de Mefibosete se chamou Saul:ele foi o maior inimigo de Davi. Entretanto, mais do que neto do rei Saul, Mefibosete era filo de Jônatas, o “amigo mais chegado do que um irmão”. Por isso, quando Davi teve a notícia de que ainda havia um descendente daquele querido amigo, não teve dúvidas: chamou-o para viver com ele, no palácio real. Diga-se de passagem, Mefibosete estava numa pior, principalmente porque era manco. Ser aleijado naquele tempo, impedia a vítima de desempenhar uma profissão, obrigando-a a subsistir no humilhante nível de mendigo... Davi, ao receber Mefibosete no seu palácio, não deu a mínima atenção ao seu defeito – a decisão do rei foi fruto do seu profundo amor.

Diante da santidade e da perfeição do nosso Criador, nós humanos não passamos de aleijões. A Bíblia não deixa por menos, afirmando que todos nós vivemos chafurdados em pecado, despojados da “glória de Deus”. Esta nossa realidade desfigurante, porém, nunca nos impediu de ser restaurados pela graça, pelo amor infinito de Deus. A experiência de todos os discípulos do Cristo tem sido sempre a mesma, através de todos os séculos: por mais desfigurados que sejamos, a mesa do Rei está sempre preparada para nós. Cristo não nos trata como aleijados, mas como amigos, como herdeiros de Deus e como seus co-herdeiros!