Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A Derrota Das Trevas  |  Pr. Olavo Feijó

João 1:5 - ¶ E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Para facilitar a nossa compreensão, a realidade poderosa e criadora de Deus é representada pela luz. A mensagem da Bíblia afirma que a luz derrota as trevas. “A luz brilha nas trevas e as trevas não a derrotaram” (João 1:5).

Ao escrever o seu Evangelho, João apresenta Jesus como o Deus Criador e Sustentador de todas as coisas. Usando uma expressão conhecida pela filosofia da época, João identifica Jesus como a Palavra, o Verbo, o Logos. E, parafraseando o primeiro verso de Gênesis, João revela o Cristo Jesus como o “princípio” de tudo. E entrega outra vez o termo “luz”: “Nele estava a vida e esta era a luz dos homens” (v. 4).

A simbologia da vida e da luz continua válida em nossa vida cristã. Jesus, como o Cristo, restaura a vida daqueles que aceitam o Seu senhorio. E mais: como os Seus discípulos ainda devem viver no entorno das trevas, a comunhão com Cristo nos garante o poder da Sua vitoriosa luz, desde agora, até a eternidade. Todos os discípulos que aceitam o desafio de viver obedientes ao amor de Jesus percebem a luz do Senhor, para viver vitoriosamente neste mundo de trevas. E, após nos submetermos à luz restauradora do Cristo, recebemos Dele o poder que derrota as nossas trevas.