Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Porque Guardar Os Pés  |  Pr. Olavo Feijó

Eclesiastes 5:1 - ¶ Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

No seu livro de Eclesiastes, Salomão focaliza, dentre outras dimensões da sabedoria espiritual, a reverência que se deve ter, no trato das coisas divinas. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Eclesiastes 5:1).

De tanto ouvirmos de Deus como pai amoroso e de Jesus como nosso irmão, às vezes caímos na tentação de nos esquecermos de que Ele é Senhor e de que Ele é santo. Talvez por isso, em muitos templos evangélicos está ficando frequente o comportamento do desrespeito e da irreverência. Meu pastor costumava dizer: “Se Deus está presente em nosso templo, então temos que ser reverentes. Se Ele não estiver presente, estamos perdendo nosso tempo”.

As paredes e as decorações dos templos, evidentemente, não têm nada de essencialmente sagrado. Reverência é a única postura que faz sentido, quando nos relacionamos com a obra e a presença de Deus. Porque nosso corpo é a construção e o templo do Espírito de Deus, respeitar o corpo é atitude de reverência. Quando alguém abre o coração e nos conta dos seus sofrimentos, temos que “tirar as sandálias dos pés”. Viver como discípulo de Cristo é viver com reverência. Viver como discípulo de Cristo é depender Dele, para que sempre guardemos nossos pés.