Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Os Órfãos E As Viúvas  |  Pr. Olavo Feijó

Deuteronômio 10:18 - Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.

Pessoas cujos pais e maridos não deixaram herança suficiente para suprir suas necessidades viviam como párias, dependendo das esmolas da sociedade. Por isso, a Lei de Moisés insistia nos direitos e necessidades dos órfãos e das viúvas: “Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa” (Deuteronômio 10:18).

Um denominador comum, na mensagem dos chamados Profetas Menores, foi a injustiça praticada contra as viúvas e os órfãos. Suas denúncias vinham sempre atreladas às injustiças sociais, que sempre aconteceram quando o povo e suas autoridades se desviaram da obediência ao Senhor. Não foi por acaso que a mensagem de Jesus deu ênfase aos direitos dos pobres e humildes. E, também, não foi por acaso que os escritores do Novo Testamento insistiam no ensino do “Reino de Deus e sua justiça”.

A frase “órfãos e viúvas” pode ser vista como a bandeira dos seguidores do Cristo. Ser cristão é praticar justiça. ser cristão é cuidar dos necessitados. Ser cristão é fazer causa comum com os fragilizados. Ainda que alguns ouvintes de Jesus não apreciem a decisão do Senhor de fazer chover sobre as plantações dos justos e, também, dos ímpios, é essencial que não interpretemos a Bíblia a partir da miopia dos nossos preconceitos. Nosso Senhor continua sendo o justo e amoroso Deus dos pobres e dos ricos.