Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Justo Viverá Por Sua Fé  |  Pr. Olavo Feijó

Habacuque 2:4 - Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

Através dos séculos, o mundo tem encarado o acúmulo de riquezas e de poder pessoal como o critério para uma boa qualidade de vida. O ensino bíblico se opõe a esta filosofia. E um dos seus porta-vozes afirmam: ”Escreva – o ímpio está envaidecido, seus desejos não são bons. Mas o justo viverá pela sua fé (Habacuque 2:4).

É importante ressaltar que a Bíblia não vê maldade intrínseca nas riquezas materiais. Escrevendo ao pastor Timóteo, Paulo deixa as coisas bem definidas. O dinheiro, entregue a si mesmo, não é essencialmente ruim, nem necessariamente bom. A avaliação dos bens materiais é o resultado das motivações humanas. Por isso, declara o apóstolo que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Timóteo 6:10).

A afirmação de que “o justo viverá pela sua fé” é amplamente enfatizada pelo autor da Carta aos Hebreus: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam” (cap.11:6). As “recompensas” dadas por Deus são o alimento que sustenta o cristão.