Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Os Interesses dos Outros  |  Pr. Olavo Feijó

Filipenses 2:4 - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

Escrevendo sobre a postura ideal da convivência cristã, Paulo diz: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:4).

A razão porque muitas comunidades se desagregam e perecem é o esfriamento do espírito comunitário. Não há convivência saudável quando os componentes dos grupos se esquecem de ver, como do interesse comum, coisas como motivação, provação, perseverança, realização... Grupos saudáveis têm que cultivar cooperação grupal – cooperação nos sucessos – cooperação nas derrotas.

Ao doutrinar os discípulos, mostrando o caminho da cooperação, o Apóstolo enfatiza a necessidade de os membros individuais se ocuparem dos “interesses dos outros”. O bom crente deve responsabilizar-se por si mesmo, mas deve cuidar ”não somente dos seus interesses”. A atitude de cuidar dos outros é profundamente bíblica. Cuidar dos meus interesses e, também, cuidar dos interesses dos meus irmãos, revela o lado prático do “amor ao próximo como a si mesmo” – que é o segundo grande mandamento. Nos dias de hoje, quando a tecnologia nos empurra para o extremo do individualismo, a dimensão bíblica da tecnologia nos exorta à cooperação entre todos, principalmente os irmãos na fé.