Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Fala, Senhor, Porque Eu Ouço  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 3:4 - O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

Desde criança, Samuel trabalhou no Templo de Jerusalém. Quando ele já alcançara idade adulta, Jeová decidiu falar com ele, pessoalmente, ao invés de se comunicar através do sacerdote Eli. Seguindo a orientação do seu velho mentor, ao ouvir a menção do seu nome, Samuel respondeu: “Fala, Senhor, porque Teu servo ouve” (I Samuel 3:4).

O Senhor Deus fala conosco. Desde o princípio da criação, o Senhor tem tomado a iniciativa de falar com os seres humanos – e continua no Seu plano de nos comunicar a Sua vontade. Não é à toa que a Bíblia é conhecida como a “Palavra de Deus”. E que o Evangelho de João descreve Cristo como “a Palavra” como o poder criador e revelador de Deus. O grande conselho de sacerdote Eli, que serve para os cristãos de hoje, é desenvolvermos uma postura de escuta. Não basta a existência das revelações de Deus: nós, como Seus filhos, temos que cultivar a atitude de ouvir.

Ouvir ao Senhor significa não prestar atenção às mensagens do mundo, que fazem concorrência às instruções que o Espírito de Cristo nos dá. Quando nosso trabalho e nossa renda diminuem, não há como não ouvir a mensagem do mundo: “será que o Senhor irá intervir, com Suas soluções? Como poderei ouvir as soluções do Senhor, para resolver minhas dificuldades?” No mínimo, nossa postura deve ser a de pesquisar na Bíblia algumas soluções e mensagens do Senhor. De muitas maneiras, o Senhor continua falando. É preciso desenvolver a atitude de ouvi-Lo.