Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Sem Forma e Vazia  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Antes de o Senhor Deus abençoar o universo com a Sua luz, o texto bíblico afirma: “A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava por cima das águas” (Gênesis 1:2).

Na narrativa da criação, é preciso prestar atenção a duas realidades em contraste. Gênesis diz que havia “trevas sobre a face do abismo”. Por isso, a “terra era sem forma e vazia”. Em outras palavras, antes da criação da luz, o que havia era a falta de conteúdo e de significado.

A segunda realidade focalizada por Gênesis, após descrever as “trevas sobre a face do abismo”, foi a intervenção poderosa do Criador: “o Espírito de Deus pairava por cima das águas”. O verbo usado descreve o Espírito “chocando” por cima das águas. Esta atividade do Espírito de Deus continua criando vida sobre e dentro de nós. Quando abrimos as trevas do nosso mundo para a obra restauradora e criadora do Espírito de Cristo somos inundados pelo “haja luz” do Deus em nós. Cristo disse “Eu sou a luz do mundo” (João 9:5). Sem Ele, a vida é sem forma e vazia. Com o Espírito de Cristo recebemos vida e vida com significado, com qualidade divina (João 10:10).