Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Crime Da Má Intenção  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

A grande revolução ética de Jesus aconteceu durante o Sermão do Monte, principalmente na série de afirmações em que Ele reinterpreta a Lei, começando com a expressão “Eu, porém, vos digo...”. Que é matar, por exemplo? Disse Jesus: “Eu, porém vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo” (Mateus 5:22).

A revolução trazida por Jesus é a do coração. Sua ênfase não é tanto sobre a maldade concretizada. A ênfase do Mestre está na intenção, na motivação. Porque, na realidade, antes de cometer uma maldade, geralmente a pessoa sente a maldade no remoer da sua alma. O ensino não pretende minimizar os atos criminosos. O que Jesus enfatiza é o extremo perigo de cultivar sentimentos negativos.

O apelo da Bíblia é “filho meu, dá-me teu coração”. O apelo do Evangelho é o de entronizar, no coração, o poder do amor de Cristo. Amor que transforma, que limpa e que constrói. Coração cheio de amor de Cristo não pensa em matar, em destruir. Pensa em autodoação, em ajudar, em cooperar. É essencial aceitar a Cristo no coração: é o modo poderoso de eliminar as intenções ruins, as motivações maldosas. E encher o coração de sentimentos construtivos.