Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Não É Onde: É Como Adoramos  |  Pr. Olavo Feijó

João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

A preocupação da mulher samaritana era o lugar certo de adorar o Senhor. Em Sua resposta, Jesus ensinou-a sobre a maneira certa de adorar. Ele disse: “Deus é Espírito e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade” (João 4:24).

A preocupação religiosa dos humanos é com liturgia, com o espetáculo do culto. Por isso, os sistemas religiosos elaborados pelos seres humanos capricham na importância dos templos, no requinte das vestimentas, na beleza dos cânticos. A simplicidade espiritual é evitada, porque quase não tem apelo para os fiéis.

Jesus revelou duas características do culto. Porque Deus “é Espírito”, deve ser cultuado na intimidade de nossa alma. Na profundidade de nosso diálogo espiritual com Ele – sem nenhuma interferência material. Em seguida, porque Deus “é verdade”, deve ser buscado de acordo com “a verdade” que é Jesus Cristo. Quando Ele disse “Eu sou a verdade”, Jesus se declarou como a única maneira de adoração – “ninguém vem ao Pai, se não por Mim” (João 14:6). Saúde espiritual, portanto, não depende do lugar da adoração, mas da maneira cristã de adorar.