Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Mas Não Havia Espírito  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 37:8

Na famosa visão do vale dos ossos secos, a mando do Senhor, Ezequiel ordenou e “os ossos foram cobertos de tendões e de carne e, depois, de pele; mas não havia espírito neles” (Ezequiel 37:8).

Do ponto de vista da anatomia, não existe diferença entre um ser vivo e um cadáver. Os órgãos e as várias partes dos dois são iguais. A grande diferença se constata quando um dos dois, o ser vivo, começa a se movimentar, enquanto o cadáver continua inerte. A Bíblia diz que o funcionamento do corpo – sua fisiologia – depende da vida. E que a vida é o resultado da ação do Espírito do Senhor.

Existem cristãos com perfeita anatomia: possuem todas as partes que se encontram no corpo de um religioso: têm boca, braços, pernas e coração. Com tudo isso, entretanto, são entidades paradas, insensíveis, sem nenhuma ação: a boca não comunica, os braços não ajudam, as pernas não vão ao encontro, o coração não sente. São “cristãos” cadáveres, corpos sem espírito.

A mudança essencial acontece quando o corpo inerte se abre para o Espírito e recebe a vida. Na fisiologia do Espírito, o coração vibra na comunhão divina, as pernas buscam a comunhão, os braços amparam os necessitados, a boca dá testemunho do Senhor. Vem, Espírito: dinamiza o corpo inerte da nossa religião!