Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Caminho Garantido da Morte  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Para nós, humanos, não há nada mais natural do que obedecer as exigências antiespirituais da “natureza humana” de que somos feitos. Por isso, Paulo vem ao nosso encontro e, com uma simplicidade profundamente teológica, nos adverte: “Porque se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus, vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente” (Romanos 8:13).

É preciso ter um estômago muito forte, quando a gente resolve examinar a história da humanidade. Na paz, todo tipo de imoralidade e abuso sexual. Na guerra, eventos de crueldade e de desrespeito aos mínimos direitos humanos. A chamada história da “civilização” merecia, na verdade, o nome de história da barbárie e da anticivilização. Desde a Idade da Pedra, até as violências contemporâneas do leste da Ucrânia... A estes tsunamis de maldade e de desumanidade, Paulo dá o nome “viver de acordo com a natureza humana”...

Por outro lado, viver de acordo com o Espírito de Deus em nós também implica uma sangrenta experiência de morte. Porque, como explicou Paulo, ser cristão é permitir a morte da carne, o aniquilamento da nossa própria “natureza humana”, rebelde contra a soberania do Cristo. A grande diferença, diz a Bíblia, é o depois da “primeira morte”. Quem morre a primeira morte e rejeitou a soberania de Cristo, está destinado à morte final. Todavia, aquele que ousa ser cristão e, com Cristo, morre a primeira morte, conquista o caminho da ressurreição, que é a morte da morte! Quem é cristão tem garantido o caminho da morte física, mas em Cristo, conquista a vitória da vida espiritual, garantida pelo Cristo ressuscitado!