Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Céu Sob Medida  |  Pr. Olavo Feijó

João 14:2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

O ensino de Jesus revela muito pouco sobre a vida do cristão quando estiver no céu. Mas revela coisas essenciais. Por exemplo: “Na casa do Meu Pai há muitos quartos e Eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, Eu já lhes teria dito” (João 14:2).

Talvez por falta de textos claros e suficientes que expliquem como é a vida rotineira no céu, não faltam “opiniões” semibíblicas, sempre de acordo com as expectativas teológicas dos que gostam de “ajudar” a Bíblia. Por isso, é importante aprender o máximo possível daquele pouquinho que o Senhor, na Sua soberania, nos falou claramente sobre a morada com o Pai, no céu. O ensino do Mestre, conforme registrado por João, explicita o seguinte: Cristo está preparado, para cada um de nós, o lugar celestial sob medida, de acordo com nossos recursos pessoais de conviver com Deus.

O conceito de um céu igualzinho para todo mundo, quer entendamos, quer não entendamos, não é justo. Paulo, escrevendo sobre o tema, diz-nos que o edifício cristão que construímos aqui na Terra vai influir na qualidade de aproveitamento e adaptação ao clima espiritual do céu. Ele escreveu: o fundamento de todos nós é Cristo. Sobre este alicerce, cada um constrói sua “casa”: uns usam material de excelente valor, beleza e resistência. Outros, porém, não capricham na própria vida cristã e constroem uma personalidade usando coisas equivalentes à madeira, capim ou palha. “Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa” (I Coríntios 3:14). Paulo entendeu a explicação dada por Jesus. Nosso céu começa aqui e continuará naquele “lugar” que Cristo nos preparou.