Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - Um culto da Igreja Primitiva  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 14:26 - ¶ Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Esses dez versículos (1 Co 14.26-36) são um importante registro sobre como funcionava uma reunião de adoração na Igreja do primeiro século. Em uma comunidade onde cada membro do corpo se dispõe a servir com seus dons, esperamos que essa realidade se manifeste: "Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação".

Nesse relato, salmo provavelmente se refere a um cântico entoado com algum acompanhamento, provavelmente uma composição feita pelo próprio irmão. Doutrina diz respeito aos ensinamentos centrais da fé cristã. Revelação é entendido por boa parte dos comentaristas como a manifestação da profecia no culto, ou como uma aplicação de uma verdade das Escrituras ao momento que a comunidade está vivendo. Língua se refere as manifestações de línguas (sejam elas na adoração ou dirigidas a Igreja) e, ocorrendo o segundo caso, havia também a manifestacão da interpretação . A lista não é exaustiva (veja por exemplo outra menção do culto do primeiro século em Cl 2.16, em que há outros ministérios exercidos entre os crentes), mas o interessante é o princípio máximo de uma reunião de adoração: "Faça-se tudo para edificação" (vv.26b).