Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - A insubmissão desonra a Deus  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 11:4 - Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.

Qualquer sociedade existente está construída com convenções sociais e valores já estabelecidos. Em nome da liberdade cristã, algumas mulheres de corinto estavam abrindo mão de princípios importantes que regiam a sua sociedade, e isso poderia trazer problemas para a Igreja. Paulo então as adverte a observarem a liberdade em Cristo não para chocar, mas para mostrar um comportamento amoroso e decoroso.

Corinto era uma cidade da Grécia, e vemos pelo texto que os cristãos gregos não usavam nenhum tipo de pano sobre a cabeça para orar (vv.4). Embora os judeus cobrissem a cabeça em suas orações, os cristãos adotaram uma prática distinta. Cobrir a cabeça era sinal de submissão, e o homem não estava submisso a nenhuma criatura, apenas a Cristo. A mulher, contudo, cobria-se para mostrar sua submissão ao esposo. Uma mulher que não se cobria desonrava a seu marido (a sua cabeça), pois mostrava que não estava submissa a ele. Esse comportamento era vergonhoso até para os descrentes. Paulo é muito incisivo nisso, a ponto de dizer: se uma mulher cristã não quer honrar o seu marido, raspe a cabeça (que nessa cultura, era um sinal de que a mulher vivia uma vida imoral).

A mulher cristã deve se vestir com prudência e moderação. Deve ser zelosa no seu comportamento e no seu proceder cotidiano. Deve falar com linguajar santo. Agindo dessa forma, ela será a alegria do seu marido e viverá para glória de Deus.

----------------------------------------

Siga-me no instagram: @pastorserginho