Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Vencer O Mal Com O Bem  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

É quase impossível algum cristão que não tenha sofrido injustiças e outros sofrimentos, por causa da maldade no mundo em que vive. Escrevendo sobre a questão, ao invés de recomendar o “olho por olho” da vingança humana, Paulo nos encoraja de maneira completamente diferente do usual. Ele afirma: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem. Porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas na cabeça dos que te prejudicam” (Romanos 12:21).

Desde crianças, nós aprendemos que aquele que nos dá um tapa, deve receber, pelo menos, outro tapa da nossa parte. É o vencer o mal com o mal. Postura que, diga-se de passagem, nunca resolveu o problema do mal. Nem do mal que sofremos, nem da maldade em geral.

A realidade surpreendente é a seguinte: nós, hoje, somos cristãos porque o Senhor responde à nossa maldade com a incrível bondade do Seu Filho, Jesus Cristo. Quando Paulo usou a expressão “bem”, no grande contexto das sua cartas o que ele quis dizer é “amor”. Amor doador, amor constrangedor, amor restaurador. Quando ficamos sabendo que Jesus morreu por nós, por amor, comparáramos Sua atitude com o nosso mal e com a maldade do mundo – e descobrimos que o mal nunca nos ajudou. Vencer o mal com o bem é imitar Jesus.