Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Apropriação da Vitória  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

A fé cristã garante que, apesar das dificuldades presentes, conseguiremos pela fé, no futuro, a vitória já conquistada por Cristo. É isto que Paulo afirma: “Em todas essas situações temos a vitória completa, por meio Daquele que nos amou” (Romanos 8:37).

O processo da vida cristã tem que ser compreendido levando em conta a estrutura integral do tempo. O crente, no seu passado, viveu uma vida contrária à vontade de Deus. E, por isso, precisou reconhecer sua separação e, humildemente, aceitar a restauração interna providenciada pelo Espírito do Cristo ressuscitado. Em outras palavras, o pecado do passado deve ficar sepultado no passado – graças ao amor salvador de Cristo. Aí, entra a dimensão do presente. Cada dia do cristão implica uma luta com os poderes do mal e um aprendizado bíblico, que nos possibilita “crescer na graça e no conhecimento da Verdade”.

As lutas contemporâneas do cristão fiel são tão grandes que Jesus e os apóstolos insistem na nossa necessidade de depender do poder de Cristo em nós. Neste contexto, vem a revelação bíblica sobre nosso futuro. Paulo é enfático – podemos ter certeza de que, como disse Jesus – no mundo teremos tribulações. Nossa certeza, porém, deve ser completa: “em todas essas situações temos a vitória completa, por meio Daquele que nos amou”. Cristão sem fé no futuro, com Cristo, sofre desilusões e derrotas. Cristão que aprende a se apropriar do Cristo, vive, antecipadamente, as vitórias já conquistadas por Cristo.