Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - Presunção  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 10:12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

A presunção é uma opinião infundada ou exagerada que uma pessoa pode ter de si mesma e das suas próprias qualidades. O presunçoso se considera superior aos demais, cultivando no coração alguns males como a arrogância e a altivez. A presunção é um pecado grave, e a Bíblia nos alerta a seu respeito: "aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia", 1 Co 10.12.

Até mesmo entre aqueles que são da fé podemos encontrar presunçosos. Muitos julgam-se inerrantes, impecáveis, mais ungidos e mais sábios que os demais. A presunção travestida de religião é horrenda e pode destruir vidas e relacionamentos. Jesus nos convida a abandonarmos a presunção em diversas passagens bíblicas, sendo a primeira bem aventurança um dos alertas mais importantes.

Nela, podemos ler as seguintes palavras do Salvador: "bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5.3). O pobre de espírito é aquele homem consciente de suas qualidades e defeitos; por reconhecer bem a própria natureza, ele não se preocupa em ter que ser melhor que os demais, mas se ocupa em viver para glória de Deus todos os dias de sua vida.

Que o Eterno nos livre do pecado da presunção!

------------------------------------------

Curta minha página no Facebook

www.facebook.com/PastorSergioFernandes