Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Com Marcos, Não Vai Dar  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 15:38 - Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.

Em plena viagem missionária, o jovem João Marcos achou que não podia continuar e voltou para casa. Para Paulo, aquilo foi o suficiente: na viagem seguinte, barrou o jovem: “Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra” (Atos 15:38).

Paulo pertencia à turma do “tolerância zero”. ”Se você me enganar uma vez, a culpa é sua - se você me enganar segunda vez, a culpa é minha”. “Pelo dedo se conhece o gigante”. “Quem suja na entrada, suja na saída”. “Aquele que tolera um cisco, daqui a pouco vai tolerar uma trave”. Não falta apoio da “sabedoria” popular, para aquele que decide não tolerar, seja erro grande, seja erro pequeno.

O senhor Jesus, pelo visto, não fez parte da turma do tolerância zero. Pelo contrário, seu perdão e suas novas chances atingem setenta vezes sete. Neste ponto, Barnabé entendeu logo o senhor. Paulo levou muito tempo. Se Barnabé concordasse com Paulo, teria Marcos escrito o seu Evangelho?