Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - Abandono do lar  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 7:15 - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

Pode ocorrer a situação em que um marido ou esposa descrente decide abandonar o(a) companheiro(a) por causa da nova fé que ele adquiriu. Nessa situação extrema, o lar é abandonado e a pessoa fica totalmente entregue a misericórdia de Deus. Nesse caso, Paulo entende que é possível que o abandonado constitua uma nova família, pois ele não está escravo da situação.

Muito embora o foco do texto e o seu contexto aponte para a situação de casamento misto, entendo que quando um cônjuge abandona voluntariamente o lar, não desejando mais lutar pela família ou entregando-se a um comportamento pervertido e pecaminoso, nenhum cristão deve estar escravizado pela situação e entregue a própria sorte. Nessa situação extrema e irreparável, o cristão pode se separar. E, dada as circunstâncias e avaliada a situação a luz da Palavra de Deus e com o conselho de cristãos e líderes consagrados e mais experientes, deverá decidir constituir ou não uma nova família.

Que o Senhor sare nossas famílias e nos ajude a conduzi-las na graça e no temor do Senhor.

--------------------------------------

Siga-me no instagram @pastorserginho