Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Raposas Devoram As Vinhas  |  Pr. Olavo Feijó

Deuteronômio 2:15 - Assim também foi contra eles a mão do SENHOR, para os destruir do meio do arraial até os haver consumido.

Salomão sabia das coisas. Por observação e informação, sabia que o grande inimigo de um vinhedo não era grande: era pequeno. No tempo dele, o que prejudicava as vinhas era um animal bem pequeno, mas muito esperto. Daí o se conselho: ’’Apanhai-me as raposas... que fazem mal às vinhas” (Cantares 2:15).

Quando enveredamos por uma vida de coisas erradas, raramente começamos por cometer um grande erro. Na maioria das vezes, vícios e dependência encontram seu início em desvios bem sutis, sem grandes estardalhaços. Uma experiência nova aqui, uma concessão amiga acolá... Quando o comportamento perde o controle, a percepção já se perdeu há muito tempo. As raposas fazem estragos, porque são pequenas.

Talvez essa seja uma das razões por que a Bíblia manda: “não vos esqueçais das coisas pequenas”. Uma vida de oração é composta por pequenas preces diárias. E, também, no decorrer do dia. A mensagem bíblica fácil de assimilar não provém da leitura de cinco capítulos de uma vez: geralmente, ela acontece quando descobrimos um versículo que fala ao nosso coração e passamos a repetí-lo durante o dia. Pequenos vícios devoram as vinhas. Pequenas devoções constroem vinhas abençoadas.