Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Parar de Aprender Gera Esquecimento  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 19:27 - ¶ Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

A sabedoria de Salomão lhe ensinou que o conhecimento é algo dinâmico, que precisa de exercício, de prática. “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe” (Provérbios 19:27).

Dizia-se, antigamente, que o exercício faz o órgão. Em outras palavras: o sedentarismo prejudica nossa funcionalidade. Com o tempo, quase todos os excelentes laboratórios de pesquisa foram demonstrando que tanto o corpo, quanto a mente, sempre ficam prejudicados quando não são usados e não evoluem. Em resumo, o sábio Salomão descobriu – parar de aprender é começar a esquecer.

Esses princípios da vida dinâmica são também aplicáveis na nossa saúde espiritual. Na parábola dos talentos, o único a ser criticado foi aquele servo que, ao invés de investir seus recursos, decidiu que não ganhar era o substituto adequado do não perder (Mateus 25:26). Porque os membros da igreja em Éfeso pararam de cultivar o amor de Cristo, esqueceram-se do “primeiro amor” e foram censurados pelo Senhor (Apocalipse 2:4). Por isso, o apóstolo Pedro nos recomenda ginástica espiritual, para crescermos “na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Pedro 3:18).