Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Dia De Amanhã  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 4:14 - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

A Bíblia não é contra planejamento. O que ela não encoraja é a soberba humana que acredita que basta planejar para que as coisas deem certo. “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” (Tiago 4:14).

A expressão popular “o amanhã a Deus pertence” significa, para muita gente, que nós não devemos nos preocupar com o futuro. Os que acreditam desta maneira tendem a ir ao extremo: “o Senhor conhece nossas necessidades. Portanto, basta orar pedindo Sua ajuda e ficar sentado, sem tomar nenhuma providência...” É natural que perguntemos: então, estará agindo com falta de fé o lavrador que, para ganhar seu sustento, “toma a iniciativa” de lavrar a terra e semear os grãos?

Paulo resolve biblicamente a questão: “Eu plantei, Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer” (I Coríntios 3:6). Fazer a vontade de Deus é esperar, com fé, no amanhã de Deus. É esperar com paciência, sabendo que o Senhor sabe o que fazer, como fazer e quando fazer. Em outras palavras, acreditar no amanhã de Deus é o melhor remédio contra nossa ansiedade humana.