Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Mensagem De Deus E A Imoralidade  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

Tiago não é um estudioso da filosofia ética. O que ele prega é coerência de vida: quem tem Bíblia no coração fica impedido de viver com imoralidade. “Portanto, deixem todo costume imoral e toda a má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los” (Tiago 1:21).

Coerência de conduta é uma das evidências de saúde emocional e espiritual. E é, também, uma das coisas mais difíceis de desenvolver. É muito caro o preço de se manter uma vida com integridade moral. Aqueles que tentam honestamente este estilo de vida logo descobrem o quanto incomodam os imorais e desonestos. Viver eticamente é um modo rápido de irritar os outros e torná-los nossos inimigos. Por isso, para o cristão, não basta ter boas intenções e se encher de remorso: conduta imoral é coisa difícil de abandonar...

A solução de Tiago não se baseia na “força de vontade”. O caminho que ele propõe é “aceitar com humildade a mensagem que Deus planta no coração”. Com humildade. Com o realismo de Paulo: “o bem que quero fazer não faço e o mal que não quero, este faço” (Romanos 7:15). Com humildade significa reconhecer que Cristo é o Senhor e que devemos entregar a Ele nossas tentações, nossa conduta imoral. Ele nos conhece. O que Ele quer é que nós O conheçamos. Crente humilde de coração entrega a Cristo suas tentações e imoralidades. É assim que conseguimos abandonar, com muitas lágrimas “todo costume imoral e toda má conduta”.