Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Raiva Humana E Justiça Divina  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:20 - Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

Por mais que procuremos viver a Bíblia, enfrentamos certas injustiças que nos enchem de raiva. Mesmo nestas situações extremas, a Bíblia nos adverte: “A raiva humana não produz o que Deus aprova” (Tiago 1:20). A versão de Almeida traduz: “A ira do homem não cumpre a justiça de Deus”.

Ao afirmar que “a raiva humana não produz o que Deus aprova” Tiago nos declara a dimensão espiritualmente negativa da ira. De um lado, ela desabafa vossa tensão – por outro lado, ela tem a capacidade de minar nossa saúde emocional. Pra enfrentar a raiva, a Escritura nos dá dois conselhos. O primeiro pode nos proteger das reações imediatas da ira: “demore para falar”. Falar “o que vem à cabeça”, na explosão da raiva sempre joga mais lenha na fogueira.

O segundo conselho de Tiago é: “aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês”. Em outras palavras. Se não apelarmos para a ação divina em nosso coração, seremos vítimas da ira. Quando a raiva recebe nossa guarida, ela produz estragos. Quando a mensagem de Deus é lembrada e levada a sério, o Espírito nos liberta com a “justiça de Deus”.