Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Reflexões em 1 Coríntios - Disciplina eclesiástica  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Coríntios 5:5 - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

Na minha opinião, esse é um dos versículos mais complexos da carta aos Coríntios: "entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor. (1 Coríntios 5:5 NTLH)". Essa expressão "entregue a Satanás" só ocorre novamente em 1 Tm 1.20, novamente associando o ato com uma falta grave cometida por dois irmãos, que segundo Paulo, precisavam aprender a não blasfemar.

Boa parte das tradições cristãos entendem essa expressão como sendo a excomunhão, isto é, o ato de afastar um rebelde não arrependido da comunhão da Igreja. No entendimento de Paulo, fora do convívio comunitário da Igreja está presente toda forma de mal. Por isso, cria a apóstolo, que ao sofrer os revézes de uma vida fora do ambiente amoroso da Igreja, o rebelde poderia se arrepender. Há muitos casos em que uma pessoa precisa descer ao fundo do poço, para então perceber que na presença de Deus ele possuía a verdadeira alegria, alegria essa que nada nesse mundo é capaz de proporcionar.

Senhor, guarda-me de tal modo que eu não necessite chegar a este ponto para valorizar a salvação que recebi!

---------------------------------------

Siga-me no Facebook

www.facebook.com/PastorSergioFernandes