Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Provações, Fé, Perseverança  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

A perseverança é uma das qualidades mais valorizadas pela Bíblia. Uma das maneiras poderosas usadas pelo Senhor para nos fazer perseverantes é ensinada por Tiago: “Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações ela produz perseverança” (Tiago 1:3).

A Carta aos Hebreus, ao nos revelar a excelência e a unicidade de Cristo, aponta para a Sua constância: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). A segurança de nossa salvação se apoia no fato de que “Deus é fiel” (I Coríntios 10:13).

Neste mesmo texto de I Coríntios, Paulo nos explica a dinâmica espiritual das provações, da fé e da perseverança. Porque Deus é fiel,

Ele não permitirá que soframos tentação além da nossa capacidade de suportá-la. E mais, com a tentação acontecendo, Deus dá forças para suportar e para sair dela. Em outras palavras: é o Senhor quem valoriza nossa fé em Cristo, quem nos fortalece quando enfrentamos as naturais provações da vida, quem nos garante a perseverança de nossa comunhão com Ele. Eis a trilogia: provações, fé, perseverança.