Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Reflexões em 1 Coríntios - A mente de Cristo  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Coríntios 2:16 - Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Além disso, observamos Paulo enfatizando que o homem espiritual (o cristão nascido de novo), pode julgar o valor de todas as coisas (vv.15). Isso significa que, no âmbito espiritual, a sabedoria que o evangelho tem comunicado ao cristão o capacita a discernir claramente entre o certo e o errado.

Seja pela ação do Espírito, pelo entendimento das Escrituras ou pelos valores que recebemos do evangelho, podemos observar o mundo a nossa volta e percebermos o que glorifica a Deus ou não. O cristão vive sua vida trilhando ambos os mundos (o reino de Deus e a sociedade decaída). O homem sem o Espírito Santo, contudo, embora conheça o mal, jamais poderá compreender, por exemplo, a beleza da santificação. Por isso, Paulo reforçou que o cristão não pode ser julgado por ninguém, no sentido de que os ímpios não entendem as coisas espirituais, não estando aptos a fazer juízo sobre elas.

Graças a Deus que, pelo Espírito, recebemos a mente de Cristo Jesus (vv.16). Agora, podemos compreender com clareza o que Ele fez por nós na cruz pela humanidade, reconciliando-nos com o Criador.