Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Provados Pelo Fogo  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 27:21 - ¶ Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores.

A Bíblia, como um todo, enfatiza o objetivo aperfeiçoador e purificador das provações. O livro de Provérbios, por exemplo, afirma: “Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posta à prova.” (Provérbios 27:21).

Vistos de um ponto de vista superficial, as dificuldades e os sofrimentos sempre parecem ser experiências negativas e destrutivas. À primeira vista, realmente são. Eles causam obstáculos no caminho de nossas realizações pessoais. Eles nos cansam e, muitas vezes, nos desanimam. Afinal de contas, o fogo tem o potencial de desfigurar e destruir.

Levou muito tempo para a humanidade descobrir a dimensão positiva e construtiva do fogo. Bem equilibrado, o fogo facilitou o preparo da comida, ajudou na têmpera dos instrumentos, permitiu a purificação de metais preciosos. A Bíblia, por sua vez, nos ensina que, como o fogo, as provações da vida podem nos alimentar espiritualmente e produzir têmpera moral. Tiago declara que “quando a sua fé vence, essas provações, ela produz perseverança” (1:3). Nossa palavra final é a de Cristo: “No mundo, vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (João 16:33).