Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Por Causa Do Dinheiro  |  Pr. Olavo Feijó

Judas 1:11 - Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

Judas, irmão de Tiago e de Jesus, escreveu uma carta circular, convocando os cristãos da segunda metade do primeiro século a cultivar os ensinos originais do Senhor. Uma das razões da carta foi alertar os irmãos contra os falsos pregadores, que descobriram maneiras de ganhar dinheiro, às custas de introduzir sua próprias ideias ao ensino bíblico: “Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão” (v.11).

A história de Balaão encontra-se no livro de Números. No texto, não fica absolutamente claro se, de fato, o profeta chegou a ser pago pelo rei Balaque. O rei dos Moabitas não teve dúvidas, tanto que garantiu um ótimo pagamento a Balaão. O julgamento de Judas pode estar baseado no diálogo entre o profeta e sua jumenta, a qual foi usada pelo Senhor para deixar claro que mensagens que impliquem “maldições”, para a comunidade do Senhor são repreendidas e punidas.

Ainda hoje, falsos profetas são, eventualmente, punidos pelo Senhor. Antes do castigo, porém, causam escândalos e estragos. O alerta da carta de Judas é no sentido de conhecermos com profundidade o ensino da Bíblia. Comunidades que vivem as Escrituras aprendem, pela ação do Espírito, a não aceitar os enganos e engodos dos pregadores a serviço de Mamon. Que o “erro de Balaão” nos ensine.