Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Parece Que Deus Não Faz Nada Para Ajudar  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 5:22 - Então, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?

Desde o momento que Moisés pediu ao faraó para deixar os hebreus irem ao deserto para uma cerimônia religiosa, o rei passou a maltratar o povo. Pressionado pelos chefes de turmas, na confecção dos tijolos, Moisés leva a queixa a Jeová: “Ó Senhor, por que tratas tão mal este povo? Por que me mandaste para cá? Pois, desde que vim falar em Teu nome com o rei do Egito, ele tem maltratado este povo. E Tu não fizeste nada para ajudá-lo” (Êxodo 5:22).

Antes de criticar Moisés e seus irmãos hebreus, é importante que se diga algo óbvio, mas, quase sempre, não focalizado – Moisés não tinha o Livro de Êxodo e ainda não sabia que, muitos anos depois, as promessas de Jeová estariam completamente cumpridas. A atitude de Moisés, diante do sofrimento real e atual, é exatamente aquela que temos hoje, como cristãos. Porque ainda não conhecemos o futuro de Deus, sofremos o presente de nossas limitações humanas. Todos nós já teremos experimentado o desapontamento de Moisés: aparentemente, o sofrimento é grande e a ajuda divina parece ausente...

Viver pela fé é uma batalha contra o tempo. Avaliar o passado é menos difícil. Nossas experiências já vividas são coisas concretas que podemos medir, dar nomes e atribuir sentimentos. Nada garante que o passado se repetirá para o mal ou para o bem. Quando, porém, encontramos alguém que sofreu nosso passado, sobreviveu e experimentou vitórias que aconteceram depois, somos encorajados. Viver pela fé é o resultado do nosso encontro com o Cristo, Aquele que, intencionalmente, viveu o que agora estamos vivendo. Ele garante, dizendo “Eu venci o mundo (João 16:33). Quando parece que Deus não está fazendo nada para ajudar, experimentemos reviver nosso passado com Cristo, projetando-o no nosso futuro.