Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Então, Conheceremos...  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

O tema “conhecimento de Deus”, através da nossa fé em Cristo, é exposto várias vezes por Paulo. Escrevendo aos Coríntios, exulta o apóstolo: “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita, num espelho embaçado; mas depois veremos face a face. Agora, o meu conhecimento é imperfeito. Mas, depois, conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus” (I Coríntios 13:12).

O sentido do verbo conhecer, na Bíblia, nada tem a ver com “processo racional de experiência da realidade”. O intelectualismo cartesiano não é o caminho para o aprofundamento de nossa visão da divindade. Ao mesmo tempo que a Bíblia não nega nossa necessidade de usar a razão, ela se apressa em nos ensinar que o conhecimento de Deus, em Cristo, exige recursos que possuem sofisticação e profundidade espiritual.

Na Bíblia, “conhecer” significa vivenciar um relacionamento com intimidade. Daí o uso do verbo quando um homem “conhece” sua esposa: é íntimo, é profundo, é fértil. Conhecimento com tanta dimensão é aquele que ocorre no “coração”, no mais profundo da alma. Um dia, na eternidade, nossa comunhão com o Senhor será perfeita. Enquanto isso, aqui na Terra, pratiquemos nossa intimidade com Cristo, crescendo “de fé em fé”, preparando-nos para, um dia, vermo-lo “face a face”!