Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pecado e Paralisia  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 9:5 - Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?

Aparentemente, as autoridades da época de Jesus separavam as coisas: pecado, de um lado; saúde, de outro. A interpretação do Mestre traz uma luz nova para a questão. Diante do homem enfermo, Ele declarou: “O que é mais fácil dizer ao paralítico ‘os seus pecados estão perdoados’ ou ‘levante-se e ande’?” (Mateus 9:5).

Em seguida, Jesus revelou: “Pois eu vou mostrar a vocês que Eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. O homem se levantou e foi para casa” (verso 6-7).

O presente texto não nos autoriza a acreditar que Jesus atribui a causa da enfermidade o viver em pecado. Mesmo porque, no episódio do cego de nascença o Mestre afirmou: “Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele” (João9:2). A “vida em abundância” que o Cristo nos dá deve ser vista como “o poder de Deus” demonstrado em nós. É por esta razão que sempre temos contado com a ajuda do Senhor, em nossas paralisias – sejam elas físicas ou espirituais. Vivemos em um mundo que nos limita e agride. Como Paulo, também lamentamos não ter feito o bem que deveríamos ter feito. Por isso, é bom sempre nos lembrarmos da ordem do Senhor “levante-se e ande”.