Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Até Alcançarmos A Estatura Espiritual De Cristo  |  Pr. Olavo Feijó

Efésios 4:13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Na narrativa de Gênesis, o senhor decidiu fazer criaturas “parecidas com Deus” (1:27). Não se chegou ainda a uma interpretação unânime sobre a afirmação “imagem e semelhança”. Na Carta aos Efésios porém, o Senhor usa a pena de Paulo para nos revelar o que vai ser o limite final da nossa semelhança com o Divino: “Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo” (Efésios 4:13).

A Trindade, quando criou os humanos, decidiu fazê-los diferentes dos anjos. Os anjos são serviçais do Senhor. Os anjos são espírito, sem corpo – mas não são “à imagem e semelhança de Deus”. O padrão para a formação dos seres humanos foi a figura de “filhos adotivos”, semelhante ao modelo “Filho Unigênito”, segunda Pessoa da Trindade. Semelhante, entretanto, não é o mesmo que idêntico. O Cristo é o único Filho, em nível de Divindade – nós, cristãos, somos filhos “adotados”, em função do amor do Filho Único e da nossa aceitação Dele como Senhor.

Efésios 1:5 nos afirma que “Deus havia resolvido que nos tornaria Seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o Seu prazer e a Sua vontade. “Pouco antes, Paulo nos revela que a decisão cósmica da nossa adoção aconteceu “antes da criação do mundo”, antes da narrativa do Livro de Gênesis. A maravilha de tudo isso é que, tendo começado pela fé, nosso status de filhos vai experimentando crescimento “de fé em fé”, até nossa ida para a dimensão da eternidade: “e assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo”. Só nos resta “acabar a carreira e conservar a fé” (II Timóteo 4:7). Maranata!