Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ressuscitará Corpo Espiritual  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 15:44 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Paulo acreditava na importância desta vida que vivemos agora. Mas acreditava também que a vida terrena precisa ser avaliada em função do que o Senhor planejara para a vida eterna. Daí sua crença na ressurreição: “Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual” (I Coríntios 15:44).

A vida terrena é tão cheia de injustiças, de crueldades, de desequilíbrios, que o natural é descrer de tudo e descambar para as vantagens imediatas. Esta postura tem reflexo também em nossas igrejas e nas pregações populistas da prosperidade. A impressão que temos é a de que a única maneira de o Senhor nos mostra seu poder e soberania é a de garantir nossa renda e cuidar da nossa saúde.

Esta teologia não encontra base nos ensinos de Jesus, que nos garante “tribulações” neste mundo. E que nos garante vitória nas tribulações, mas vitórias espirituais. Por isso, Paulo ensina que as tribulações vividas neste “corpo animal”, se vencidas em Cristo certamente nos garantem o “corpo espiritual”, após a ressurreição.

A ressurreição não é uma fuga deste mundo: ela é a convicção da vitória do cristão, pelo poder de Cristo.