Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sabedoria Para As Pessoas Simples  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 19:7 - ¶ A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

O que nos torna amadurecidos não é a quantidade de informações racionais ou técnicas que acumulamos. Pessoas, com muita instrução e baixa moralidade constituem perigo para si mesmas e para a sociedade. O salmista nos revela o segredo da sabedoria, da informação com qualidade espiritual: “A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples” (Salmo 19:7).

A Torre de Babel é um exemplo de tecnologia sem sabedoria. O impacto do dilúvio foi muito grande, nas gerações que sucederam Noé. Ao invés de terem aprendido as vantagens de manter comunhão com o Deus Todo-poderoso, escolheram construir uma torre muito alta, à prova de dilúvio. Porque se recusaram a aprender a linguagem do Senhor, foram entregues à confusão desencontrada das línguas egocêntricas dos humanos. A sabedoria divina da Arca foi sobrepujada pela tecnologia sem humildade espiritual.

O temo “simples”, na Bíblia, não deve ser confundido com expressões tais como “simplório”, “ignorante” ou “limitado””. Jesus disse para sermos simples como as crianças. Elas são abertas para aprender daqueles que lhes demonstram amor e dedicação. Crianças são humildes e gratas. Quando aprendemos da Bíblia, aprendemos com simplicidade, com sabedoria. E aprendemos a crescer e a transcender.