Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ame-se a Si Mesmo  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Cristãos fundamentalistas acreditam que “esquecer dos próprios interesses”, mesmo até o próprio prejuízo tem apoio bíblico. Paulo diz que não, ao escrever a Timóteo: “Cuide bem de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto a si mesmo como os que o escutam.” (I Timóteo 4:16).

Quando Jesus prometeu tribulações aos seus seguidores, Ele nunca insinuou que crente tem que ser masoquista. Viver “com abundância”, segundo sua pregação, naturalmente elimina práticas de autoflagelação, sejam elas físicas, sejam espirituais.

Quando Jesus ensinou sobre o jejum, teve o cuidado de associá-lo a alegria espiritual, ao invés de sacrifício. “quando vocês jejuares, não façam uma cara triste, como fazem os hipócritas...” (Mateus 6:16). Cristão que tem cuidado de si mesmo é o que põe em prática o “amor ao próximo como a si mesmo (Marcos 12:33). Somos responsáveis por zelar por nossa própria saúde espiritual. É um mandamento. “Cuide de você mesmo...”.